domingo, setembro 24, 2006

Recipe Box

Eu já mencionei a minha "caixinha" duas vezes neste blog, então decidi apresentá-la a vocês: esta é a minha linda caixa de receitas, onde eu só coloco receitas que eu mesmo testo e aprovo. Já fazia tempo que eu queria um novo modo de organizar minhas receitas, que ficavam em cadernos, depois em pastas e também em vários recortes de revista. Em maio do ano passado eu decidi que iria anotar as receitas em cartões, como muita gente faz nos Estados Unidos. Comprei na Kalunga uma caixa-arquivo, os cartões e as divisórias com as letras do alfabeto. Escolhi um desenho bonitinho para usar no cabeçalho de cada receita e comecei a imprimir!

Só faltava decorar a caixa, que era de madeira clara, sem nenhum detalhe. Será que alguém adivinha quem me ajudou nisso? Claro que foi minha amiga Cris! Ela faz découpage, e fez um trabalho maravilhoso na minha caixinha! Desde então, minhas receitas estão muito bem organizadas em uma caixa exclusiva, e devidamente arquivadas em meu computador. Quem quiser copiar a idéia pode ficar à vontade...

sexta-feira, setembro 22, 2006

Blueberry Muffins


Gente, fiz estes muffins ontem à noite, e ficaram d-i-v-i-n-o-s! Eles ficaram com aquele gostinho de muffins industrializados, o que é uma coisa boa, na minha opinião! São altos e macios, e não parecem que vão ficar ressecados, como muitos muffins feitos em casa.
Eu peguei esta receita no blog Simply Recipes, que tem uma imensidão de receitas com fotos, e, ao que tudo indica, sempre dão certo! A Cris fez o Apple Coffecake e disse que ficou perfeito também.
Aqui está a receita dos muffins de blueberry em português, e as dicas e comentários vão a seguir:

Muffins de Blueberry

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de sal

140g de manteiga ou margarina amolecida

1 xícara de açúcar

2 ovos grandes

1 1/2 xícaras de iogurte natural (2 potes de 180g cada)

1 colher (chá) de casca de limão ralada

1 1/2 xícara de blueberries

1 colher (sopa) de farinha de trigo (se for usar blueberries descongeladas)

1. Posicione a grade na metade inferior do forno. Pré-aqueça a 190 graus centígrados.

2. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, e reserve.

3. Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até ficar fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição até incorporar. Acrescente a casca de limão e bata.

4. Acrescente a mistura de farinha alternando com o iogurte, batendo após cada adição, apenas até incorporar. Não bata demais. Misture as blueberries. Se for usar blueberries congeladas, descongele-as primeiro, tire o excesso de líquido e polvilhe-as com a colher de sopa de farinha.

5. Use uma forma para 12 muffins. Unte cada forminha com margarina ou oil spray, ou use forminhas de papel. Se a forma for antiaderente, não precisa untar. Distribua a massa igualmente nas forminhas. (Isso eu não consegui fazer! A minha massa rendeu 21 muffins!) Asse até dourar, por cerca de 20 minutos, e ao enfiar um palito no meio ele saia limpo. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de remover os muffins.

Obervações:

1) Eu usei iogurte desnatado, para deixar a receita um pouco mais light.

2) Como eu tinha blueberries congeladas, eu as descongelei na geladeira, em uma tigela, sobre uma toalha de papel, cobertas com outra toalha de papel. Deixei de manhã até à noite, e troquei os papéis toalha no fim da tarde, para absorver mais umidade.

3) A única coisa errada na receita original é o rendimento. Pela quantidade de farinha, eu achei estranho render apenas 12 muffins, mas decidi fazer a receita inteira mesmo. Enchendo 2/3 de cada forminha de muffin, esta receita redeu 21 unidades das grandes! Eu fui obrigada a congelar os muffins. Quem ia comer tudo aquilo?? Vamos ver se ficam bons depois de descongelados... Na próxima vez vou fazer meia receita.

E esta receita já foi pra caixinha!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Gatos



Frase do dia:

"Cães têm donos, gatos têm empregados."

E aqui ao lado está nosso mestre, Cookie!
terça-feira, setembro 19, 2006

Cottage Pudding

Sábado nós fomos jantar na casa da Cris. Eu queria levar uma sobremesa, mas como não havia planejado nada, resolvi pesquisar no site All Recipes uma receita com alguns ingredientes que eu tinha em casa. E não é que achei uma receita simples, rápida e aparentemente gostosa? Decidi arriscar e ficou muito boa!! Ela se chama Cottage Pudding - Upside Down Cake, mas de pudim não tem nada. É um bolo, mas é bem molhadinho e saboroso, com fatias de maçã por cima. Como eu o fiz de última hora, não deu tempo de bater fotos. Tirei do forno quando estávamos saindo de casa! Então a Cris fez as honras e bateu algumas fotos para o meu blog. Thanks, Cris!
Este é o bolo desenformado:



Uma fatia servida com sorvete de chocolate, e outra com sorvete de creme...

E o regime foi para o beleléu! Isso sem contar os petiscos, as margaritas e o arroz vermelho maravilhoso da Cris... Enfiamos os dois pés na jaca!
Dicas sobre a receita: para não ficar muito doce, reduzi o açúcar de 1 xícara para 3/4 de xícara, dos quais 1/4 eu substituí por açúcar mascavo. Essa dica estava nos comentários de leitores do site. E também polvilhei canela sobre o açúcar mascavo que forra o fundo da forma. Essa idéia foi minha mesmo, porque canela combina *muito* com maçã...
Mais uma receitinha pra minha caixinha!
domingo, setembro 17, 2006

Gigi D'Alessio

Nem só de comida vai viver este blog! Quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível do Henrique: o cantor italiano Gigi D'Alessio. Nós sempre gostamos de música italiana moderna (leia-se Eros Ramazzotti e Laura Pausini), e o tal Gigi faz um dueto com a Laura Pausini. O Henrique baixou algumas músicas dele, e são super legais!! Na minha opinião, ele é um pouco mais pop que o Eros, mas canta vários estilos, inclusive em espanhol. Tem músicas dançantes, românticas e até em estilo meio cigano. Quem quiser saber mais, é só visitar o site oficial dele:
http://www.gigidalessio.com/website.html Nós recomendamos!
sexta-feira, setembro 15, 2006

Novas manias

Como diria minha amiga Lígia, se escrever em blogs já é coisa de gente desocupada, arrumar uma mania como a que eu acabei de arrumar é realmente coisa de quem não tem o que fazer! Minha nova mania são panelas de ferro. Tudo começou quando decidi fazer cornbread (um tipo de bolo de milho americano) para acompanhar os baked beans (feijões assados) que pretendo servir para minha amiga Cris e a família dela. Procurando as receitas na Internet, vi que o cornbread original precisa ser feito em uma frigideira de ferro, como fazem no sul dos Estados Unidos. Pois bem. Saí à procura da tal frigideira. Acabei achando uma caçarolinha muito simpática, já que todas as frigideiras que encontrei têm cabo de madeira e não podem ir ao forno. Aqui está ela...

Como as panelas de ferro precisam de cuidados especiais, eu pesquisei tanto que virei uma verdadeira expert em "curtir" (untar com óleo ou gordura e "assar" no forno) esse tipo de utensílio. Achei este site americano que explica *tudo* sobre como cuidar de panelas de ferro fundido:

http://whatscookingamerica.net/Information/CastIronPans.htm

A caçarolinha, que era meio cinzenta, depois de curtida ficou bem escura e brilhante!
Ainda não fiz o cornbread, mas a panela está prontinha. Já fiz french toast, e ficou uma delícia...

No entanto, como a caçarolinha é pequena e côncava, eu não poderia usá-la para fazer outra receita americana: assar english muffins. Então, comprei uma chapa de ferro, também chamada de "bifeteira". Ela também era acinzentada, mas depois de curtida não ficou tão escura. De qualquer maneira, ela funcionou que é uma beleza! Agora já estou bem equipada com dois utensílios de ferro fundido, que ainda vão render boas receitas.

Acompanhem nas fotos a finalização dos english muffins que eu fiz ontem.
Ficaram p-e-r-f-e-i-t-o-s!

Pelo jeito, outra coisa que vai virar mania minha é fotografar minhas "criações" na cozinha. Ainda tenho muito que aprender em relação à fotografia, mas eu chego lá! E quero dar crédito ao Henrique por me ajudar nestas fotos... Beijos, mor!!

quinta-feira, setembro 14, 2006

Primeiro post!

Eu nunca pensei que alguém teria interesse em ler sobre a vida ou as idéias de uma pessoa desconhecida, e menos ainda na internet! Eu nunca havia lido blogs, e jamais havia pensado em criar o meu próprio blog. Eu não tenho tempo para nada, quanto mais para ficar lendo e/ou escrevendo na net! O que me fez mudar de idéia foi o blog da Marcinha. Quem me falou dele foi minha prima e comadre, Andréa, que também tem um blog. Honestamente, foram os primeiros blogs que eu li, e os únicos que leio até hoje, esporadicamente. O blog da Marcinha foi particularmente inspirador para mim porque ela gosta de cozinhar e ainda bate fotos maravilhosas de suas criações. Pronto. Fiquei com inveja (das boas). Fiquei com vontade de compartilhar minhas receitas, fotos e manias. Quem sabe? Alguém pode achar interessante...