quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Hoje é meu aniversário!

Como muita gente já sabe, eu adoro comemorar meu aniversário! Não precisa ser necessariamente com uma festa, mas sempre gosto de fazer algo especial. Desta vez não haverá festa e muito menos algo preparado por mim: eu e meu marido vamos ao teatro e depois a um restaurante, comemorar a dois... E como ainda não tenho nenhuma receita nova para compartilhar com vocês, decidi publicar alguns quadrinhos muito engraçados do Garfield sobre aniversários! Quanto ao bolinho que o Garfield está segurando aqui em cima, é claro que estão faltando váááááárias velinhas, mas isso não vem ao caso... :oP

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Esfriando a cabeça

Como vocês podem notar, o Cinara's Place não está sendo atualizado com a freqüência de antes, e o motivo é o mesmo de sempre: pura falta de tempo. Estou com uma quantidade imensa de trabalho, o que é ótimo, mas o resultado é que sou obrigada a ficar longe da cozinha e longe de vocês, o que é péssimo! Fico me programando para cozinhar no final de semana, mas as traduções acabam "vencendo", e eu aproveito para trabalhar mais um pouquinho... Enquanto a "loucura" não passa, eu aproveito o calor que está fazendo para degustar meu sorvete favorito: Macadamia Nut Brittle, da Häagen-Dazs. Depois de trabalhar tanto, acho que eu mereço... ;o)

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Antepasto, Tira-Gosto, Acepipe, Petisco...

Esta é uma dica para quem mora em Campinas, e, como eu, adora um aperitivo! A Giovana, do blog Prato-à-Porter, tomou uma sábia decisão e decidiu comercializar as coisas maravilhosas que ela faz, entre elas:

Antepasto de Berinjela

Azeitonas Pretas Condimentadas

Cebolete

Patê de Tomate Seco

Patê de Azeitonas Pretas

Tomates Secos em Conserva

Mini-Sanduíches de Frango, Maçã e Italiano

Hambúrger (assado dentro do pão)

Quem quiser encomendar alguma destas delícias só precisa acessar o blog da Gi e deixar um recadinho. Aproveitem para conferir as receitas divinas que ela tem por lá! O antepasto de berinjela e o pão de ervas que vocês vêem aqui eu ganhei de presente da Gi, e amei de paixão! Também já provei o cebolete e os mini-sanduíches, e garanto que é tudo saborosíssimo. Este post me deu fome... Acho que vou ligar e encomendar mais antepasto de berinjela!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

HAPPY VALENTINE'S DAY!

Como ainda não tive tempo de fazer a receita que eu queria para comemorar o Dia dos Namorados nos EUA, vou "roubar" uma receitinha da minha amiga Martha! A foto é do site dela, e a receita vocês conferem aqui. Love is in the air, everywhere I look around...

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Speedy Salmon Fillet

Na semana passada eu fiquei com vontade de comer salmão novamente, então comprei 4 filés bem graúdos, mas sem saber qual receita eu faria. Quando cheguei em casa, constatei que não havia nada para repetir as deliciosas receitas que tenho visto em vários blogs... Então acabei optando pela receita mais básica que eu tinha. Apesar de ter ficado meio pálido, o salmão ficou delicioso e foi realmente bem rápido de fazer. Só que ainda não superou o meu salmão ao mel e limão! Acho que o primeiro salmão a gente nunca esquece... ;o)

Filé de Salmão "Rapidinho"

750g de salmão, cortado em filés ou postas

3 colheres (sopa) de suco de limão

2 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de manjericão (usei seco)

1 colher (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja) light

1 colher (chá) de molho inglês

1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino

1 pitada de sal

Lave os filés de peixe e seque com papel-toalha. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e passe sobre os filés. (Eu preferi deixá-los de molho nessa mistura por 1 hora.) Coloque os filés com a pele para baixo em uma frigideira com sulcos ou no grill elétrico (deve ficar melhor ainda na churrasqueira!). Frite-os de 4 a 6 minutos, dependendo da espessura dos filés, ou até que o peixe se despedace facilmente ao ser cortado com um garfo. Se os filés forem muito espessos, vire-os na metade do tempo para que fritem de maneira uniforme.

domingo, fevereiro 10, 2008

Duas surpresas adoráveis

Meu aniversário é apenas no final do mês, dia 28 de fevereiro, mas eu já comecei a comemorar neste final de semana! Minha querida amiga Marcia, do blog Açúcar e Canela me mandou um presente de aniversário adiantado: o livro "Um Chef Sem Segredos - Receitas Consagradas Explicadas Passo a Passo", do Luiz Cintra. Nem preciso dizer que adorei, preciso? Além disso ela me mandou um cartão lindo, transbordando de palavras carinhosas... Pode ter certeza de que meu aniversário cheio de boas surpresas já começou, Marcia! ;o)

Quem também se lembrou de mim foi a querida Adriana, do blog Cozinha e Tricô. Ela me indicou para o prêmio Arte y Pico, e embora eu já tenha outros dois prêmios, é sempre uma alegria ser indicada pelas colegas blogueiras! E como aconteceu nas outras vezes, prefiro não indicar outros blogs para o prêmio: é praticamente impossível escolher apenas cinco! Dri, muito obrigada pelo carinho, vou exibir este selo com orgulho, viu?

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Nigella's Old-Fashioned Chocolate Cake

Um dia fui cair na besteira de chamar meu filho para assistir comigo a um episódio da série Feasts, da Nigella. Por coincidência, eram apenas receitas com chocolate, e ele ficou fissurado por um bolo de chocolate recheado e coberto de chocolate... Eu adiei o quanto pude, mas por fim fui obrigada a ceder aos apelos insistentes do garoto. O resultado foi um bolo bonito, relativamente fácil de fazer e SUPER doce! É o bolo de chocolate mais doce que já provei na vida, basicamente por causa do glacê. No fim das contas foi bom, porque não consegui comer mais do que uma fatia finíssima. Mas o bolo fez sucesso com os "formigões" aqui de casa! Veja a receita original aqui.


Bolo de Chocolate "À Moda Antiga" da Nigella

Bolo:

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar de confeiteiro (aqui eu usei açúcar comum)

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/3 xícara de cacau em pó

165g de margarina sem sal, amolecida

2 ovos grandes

2 colher (chá) de essência de baunilha

2/3 xícara de sour cream ou coalhada (200g)

Equipamento especial: 2 fôrmas redondas para bolo (cada uma com 20cm de diâmetro) com bases removíveis, untadas.

Glacê:

170g de chocolate meio-amargo, picado

90g de margarina sem sal

2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro

1 colher (sopa) de glucose de milho

1/2 xícara de sour cream ou coalhada

1 colher (chá) de essência de baunilha

Flores de açúcar para decorar (opcional)

Tire todos os ingredientes da geladeira, para que tudo fique na temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 180° C.

Bata todos os ingredientes do bolo no processador até obter uma massa homogênea. Divida a massa nas duas fôrmas untadas, e asse por aproximadamente 20 minutos (faça o teste do palito). Deixe os bolos esfriarem nas fôrmas por 10 minutos antes de removê-los. Espere os bolos esfriarem completamente antes de rechear e cobrir.

Enquanto os bolos esfriam, faça o glacê. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria, ou no microondas. Enquanto esta mistura esfria um pouco, bata o açúcar de confeiteiro no processador para desfazer os grumos. Acrescente a glucose de milho à mistura de chocolate, seguida pelo sour cream e pela baunilha, misturando bem. Pelo tubo do processador, adicione esta mistura ao açúcar de confeiteiro, com o motor ligado. Talvez seja necessário acrescentar uma colher (chá) de água fervente, ou um pouco mais de açúcar de confeiteiro, para atingir a consistência exata do glacê. Ele deve ser líquido o suficiente para poder ser espalhado, mas espesso o suficiente para não escorrer.

Escolha o prato onde irá colocar o bolo, e posicione um dos bolos nele, com a parte arredondada virada para baixo. Coloque pedaços de papel-manteiga (ou qualquer outro) ao redor do bolo, para não sujar o prato na hora de rechear e cobrir com glacê.

Coloque cerca de 1/3 do glacê no centro do bolo, e espalhe uniformemente com uma faca ou espátula. Coloque o outro bolo por cima, com o lado arredondado para cima, pressionando levemente.


Coloque o restante do glacê em cima do bolo (não usei todo o glacê, pois rende muito) e espalhe-o de maneira irregular, formando uma textura, ou deixando lisinho, como preferir. Cubra as laterais do bolo e aguarde alguns minutos para secar e depois remova os pedaços de papel com muito cuidado. Decore com flores de açúcar, com chocolate granulado ou com estrelinhas coloridas, como eu fiz.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Eu sou normal!

A minha querida amiga Drica me convidou para um desafio: contar algumas manias ou esquisitices que adquiri ao longo da vida. Achei a idéia muito divertida, principalmente para saber se há outras pessoas com as mesmas manias... Assim eu me sinto mais normal! Portanto, aqui estão elas:

1) Eu mesma faço as minhas unhas, desde os 14 anos de idade. Morro de aflição quando alguém pega na minha mão com a mão molhada! (Mas o pé eu faço na pedicure.)

2) Não consigo dormir se houver alguma gaveta ou porta de armário aberta dentro do quarto, mesmo que seja só uma fresta. Tenho que me levantar e fechar.

3) Não consigo dormir com a televisão ligada de jeito nenhum. Só na escuridão total. Aliás, até a luzinha verde do decodificador da Sky me incomoda. Eu ponho alguma coisa em cima para tampar.

4) Não consigo ver alguém com uma sujeirinha nos dentes (ou em qualquer parte do rosto) sem avisar a pessoa. É mais forte do que eu!

5) Eu arrumo todos os quadros tortos que vejo por aí: na casa dos outros, no consultório médico, em qualquer lugar.

6) Não consigo andar descalça dentro de casa, por mais limpa que esteja. Ando sempre de chinelos, mesmo no verão.

7) Adoro fazer listas, de todos os tipos. Lista de compras, lista de itens para levar em viagens (tenho duas: uma para o campo e outra para a praia), lista das coisas que preciso fazer no dia, lista de prazos para entregar traduções, etc. Faço lista para tudo! A vantagem é que há uns quatro anos faço todas as listas no Palm, ou crio no computador e depois faço o upload para o Palm.

Certamente tenho muitas outras manias, mas só consegui me lembrar destas. E eu deveria indicar outras pessoas para participar da brincadeira, mas deixo o convite aberto para quem quiser compartilhar suas "maluquices" conosco. Tenho certeza de que descobriremos que nossas esquisitices são mais comuns do que pensamos... :o)

sábado, fevereiro 02, 2008

Chica Boom Brasil

Aproveitando que é carnaval, quero apresentar a vocês a Chica Boom Brasil, que está lançando sua primeira coleção ao público. São pratos, canecas, jogos americanos, mouse pads e vários outros artigos estampados com fotos e caricaturas de Carmen Miranda. Mesmo tendo nascido em Portugal, Carmen Miranda foi, é e sempre será conhecida internacionalmente como um dos maiores ícones brasileiros. E usando a imagem da Pequena Notável, a Chica Boom Brasil criou objetos decorativos e utilitários que são divertidos, sofisticados e com um design muito moderno. Para conhecer outros itens desta charmosa coleção e saber onde encontrar os produtos perto de você, é só acessar o site do Chica Boom Brasil!