quarta-feira, maio 28, 2008

Sour Cream

Eu já falei bastante sobre sour cream (ou "creme azedo") aqui no blog, mas várias pessoas continuam me escrevendo para saber mais sobre esse ingrediente. Então decidi fazer um post sobre substituições que eu faço, já que não há sour cream industrializado à venda aqui no Brasil. Pesquisando na internet vocês podem encontrar várias outras "receitas" para fazer sour cream, mas aqui eu vou descrever apenas o que eu mesma utilizo.

***Para fazer sour cream em casa, pegue uma lata de creme de leite, tire o soro e adicione o suco de 1 limão médio. Misture bem e prove. O creme deve estar com o gosto de um iogurte natural azedinho. Deixe cerca de 10 minutos em temperatura ambiente e depois leve à geladeira até a hora de servir.

***Quando preciso utilizar sour cream em uma receita, eu uso a coalhada da Vigor, à venda em supermercados. Na consistência, ela é bem parecida com o sour cream americano, mas na minha opinião não é tão saborosa para ser consumida pura.

***Mas para servir com pratos Tex-Mex, batatas assadas e outros pratos, eu ainda prefiro substituir o sour cream por uma boa coalhada seca, vendida em restaurantes árabes (tem até no Habib's). É um sour cream perfeito! Quem estiver disposto a fazer a coalhada seca em casa, pode conferir as seguintes receitas: da Dadivosa, da Sônia, da Claudia e da Ana.

sábado, maio 24, 2008

Blueberry Hand Pies

Ainda não posso dizer que a correria acabou, mas justamente devido à falta de tempo, acabei fazendo uma receita fácil e rápida para levar na casa de amigos: tortinhas folhadas com recheio de blueberries! A idéia eu tirei daqui, mas acabei fazendo modificações: usei massa folhada pronta e decidi não cozinhar as frutas antes de rechear a massa.

As "hand pies", ou "tortas de comer na mão", são super práticas porque podem receber vários tipos de recheio e agradam crianças e adultos. Uma prova disso é o sucesso das Pop-Tarts, da marca Kellogg's, uma tortinha com dezenas de recheios diferentes que podem ser aquecidas na torradeira e vêm até com coberturas à parte. Mas é claro que as tortinhas feitas em casa ficam muito mais gostosas... ;o)


Tortinha Folhada com Recheio de Blueberries

300g de blueberries frescas ou congeladas (usei metade de framboesas)

4 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)

Suco de meio limão

1 pacote de massa folhada laminada (300g)

Ovo para pincelar

Açúcar para polvilhar

Tire a massa folhada do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente por meia hora. Enquanto isso, misture as frutas, o açúcar, o amido de milho e o suco de limão e deixe descansar, da mesma forma, em temperatura ambiente por meia hora. (Eu descongelei a mistura de frutas por alguns minutos no microondas, para soltar mais caldo. Funcionou melhor com as framboesas!)

Pré-aqueça o forno a 180° C. Abra a massa folhada e divida-a em 6 retângulos. Coloque porções do recheio sobre a metade de cada retângulo. Com um garfo, faça vários furos na outra metade, e dobre-a sobre o recheio. Feche as bordas pressionando-as com o garfo. Pincele as tortinhas com ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve para assar em assadeira levemente untada por cerca de 25 minutos, ou até dourar.

Rende 6 tortinhas.

Outras sugestões de recheio:

* Banana amassada, canela e açúcar

* Mini-marshmallows e gotas de chocolate (S'mores folhado!)

* Maçã picada com canela e açúcar

* Morangos ou Amoras com açúcar (no caso de frutas que soltam suco, adicionar o amido de milho para engrossar a calda!)

domingo, maio 11, 2008

FELIZ DIA DAS MÃES!

O trabalho mais uma vez tem me afastado da cozinha e do blog, mas prometo que em breve estarei de volta!

Enquanto isso, quero desejar um feliz Dia das Mães a todas as mamães e vovós que passam por aqui!

Um ótimo domingo para todos!

terça-feira, maio 06, 2008

Honey & Lime Madeleines

No domingo eu tive o privilégio de conhecer pessoalmente a querida Marcia, que já era minha amiga "virtual" há algum tempo. E como eu queria fazer algo especial para presenteá-la, imediatamente me lembrei destas madeleines de mel e limão que a querida Akemi publicou há algum tempo. A Luna também fez e aprovou, então concluí que a escolha seria acertada. O único porém é que eu não tinha muito tempo para deixar a massa na geladeira, por isso não consegui os "calombos" típicos das madeleines... Mas elas ficaram muito saborosas, perfeitas para degustar com um chá!


Madeleines de Mel e Limão

100g de manteiga sem sal
100g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos médios
60g de açúcar
30g de mel
2 colheres (sopa) de suco de limão
uma pitada de raspas de limão (opcional)

Unte as forminhas de madeleines com manteiga sem sal e polvilhe farinha de trigo. Bata bem o excesso e reserve.

Peneire a farinha de trigo com o fermento.

Numa tigela, bata os ovos com o açúcar com a ajuda de um batedor de claras. Junte o suco de limão, as raspas e a farinha peneirada. Misture só o suficiente para incorporar a farinha.
Derreta a manteiga junto com o mel em banho-maria ou por alguns segundos no microondas. Despeje a manteiga na massa e misture bem.
Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Distribua a massa nas forminhas. Não é preciso nivelar a superfície da massa pois ela vai se espalhar na fôrma enquanto assa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C por cerca de 20 minutos.

Rende 12 conchinhas.

quinta-feira, maio 01, 2008

Sage-and-Onion Chicken and Sausage

Esta receita eu tirei do maravilhoso livro Feast, da Nigella, que eu ganhei de aniversário da minha querida amiga Luna! É a primeira receita do livro que eu faço, mas já marquei dezenas de outras para fazer, entre salgados e doces. Esta receita me chamou a atenção por vários motivos: leva frango e lingüiça, que meu filho adora, exige um mínimo de preparação, é fácil de fazer e leva sálvia, que eu queria provar há tempos! O resultado é um frango suculento e lingüiças super sequinhas, tudo deliciosamente temperado... Eu tive a felicidade de ganhar o livro, que tem 472 páginas de receitas para verdadeiros banquetes, mas vocês podem conferir a receita original no site da Nigella. Só peço desculpas pela foto, que sinceramente não faz jus ao prato "ao vivo"...


Frango e Lingüiça com Cebola e Sálvia

1 cebola grande ou 2 cebolas pequenas

1/2 xícara de azeite (não extra-virgem)

2 colheres (chá) de mostarda (usei Dijon)

1 colher (sopa) de sálvia seca

Pimenta-do-reino moída na hora

1 colher (sopa) de molho inglês

1 limão siciliano

2kg de frango em pedaços (usei sobrecoxas)

12 lingüiças tipo calabresa

2 colheres (sopa) de sálvia fresca, picada (não usei)

Descasque e corte a cebola em oitavos, e coloque os pedaços em um saco plástico com o azeite, a mostarda, a sálvia seca, pimenta moída a gosto, e o molho inglês. Corte o limão siciliano ao meio, esprema o suco dentro do saco e depois corte-o em oitavos, acrescentado as fatias ao saco da marinada. Misture tudo e depois acrescente os pedaços de frango. Deixe marinando na geladeira de um dia para o outro, ou por no máximo dois dias.

Pré-aqueça o forno a 220° C. Deixe o frango chegar à temperatura ambiente ainda na marinada. Arrume os pedaços de frango em uma assadeira, com a pele virada para cima, e regue-os com a marinada. Espalhe os gomos de lingüiça em meio aos pedaços de frango. Espalhe a sálvia fresca sobre o frango e as lingüiças e leve ao forno por 1 hora e 15 minutos. Vire as lingüiças na metade do tempo, para dourá-las por igual. Arrume os pedaços de frango e as lingüiças em uma travessa para servir.