segunda-feira, julho 12, 2010

Lemon Bars

Eu sempre digo que aprendo muito com as dicas e as dúvidas dos meus leitores, e esta receita é mais uma prova de que essa troca de experiências é enriquecedora para todos. A leitora Renata, de Indaiatuba, me escreveu com uma dúvida sobre uma receita de Lemon Bars que ela gostaria de fazer. Eu consegui esclarecer a dúvida, e graças a ela conheci esta receita incrível de Lemon Bars! Este é um doce bastante apreciado nos Estados Unidos e trata-se de uma base de biscoito com um creme de limão-siciliano por cima. Ao ler a receita, percebi que o resultado ficaria ótimo, mas quando a Renata me escreveu dizendo que havia feito e aprovado, eu fiz os Lemon Bars em seguida. Usando as palavras que ela usou, esta é uma receita chique, mas ao mesmo tempo acolhedora... E eu acrescentaria que é azedinha na medida certa!


Barrinhas de Limão

Para a base de biscoito:

225g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

½ xícara de açúcar

2 xícaras de farinha

1/8 de colher (chá) de sal

Para o creme de limão:

4 ovos grandes, em temperatura ambiente

1 2/3 xícara de açúcar

1 colher (sopa) bem cheia de raspas de casca de limão-siciliano (3 a 4 limões)

2/3 xícara de suco de limão-siciliano espremido na hora

2/3 xícara de farinha de trigo

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180° C e unte uma assadeira ou pirex de aproximadamente 23cm X 33cm X 5cm.

Para a base de biscoito, bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme leve, usando o batedor em forma de pá. Misture a farinha e o sal e, com a batedeira na velocidade baixa, adicione ao creme de manteiga e bata só até misturar. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Se estiver grudando demais, acrescente apenas um pouco de farinha. Achatando a massa com as mãos, espalhe-a no fundo da assadeira untada, deixando uma borda de 1,5cm nas laterais. Leve à geladeira por uns 15 minutos. Asse de 10 a 15 minutos, ou até ficar levemente dourada. Deixe esfriar sobre uma grade. Não desligue o forno.

Para o creme de limão-siciliano, bata os ovos, o açúcar, as raspas de limão, o suco de limão e a farinha de trigo até incorporar tudo. (Eu bati à mão mesmo, com um fouet). Coloque sobre a base de biscoito e asse de 15 a 20 minutos, ou 5 minutos além do ponto em que o creme estiver firme. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Corte em quadrados e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Observações:

* Eu não conheço ninguém que tenha feito Lemon Bars com os nossos limões verdinhos (do tipo Tahiti), mas acredito que deva ficar azedo demais. O limão-siciliano tem um sabor mais suave, perfeito para este doce!

* Os Lemon Bars devem ser guardados na geladeira, e duram até uma semana. Particularmente, eu gosto de tirar as barrinhas da geladeira algum tempo antes de servir, pois não gosto deste doce muito gelado. Mas fica a critério de cada um, é claro!

40 comentários:

Anônimo disse...

Humn.. parece delicioso! De dar agua na boca! :)
Beijos

Mila

conceicao disse...

Uma iguaria para experimentar, adorei.
Bjs

Richie disse...

Oi Cinara!
Eu sempre fico tentado com essas barrinhas! Elas tem a cara boa demais! Uma vez fiz e nao deu certo nao, mas qq dia vou tentar a tua receita, q tá lindona!

Saudade de vc,

bjo !

Claudia Lima disse...

É verdade, aqui eles parece que gostam muito deste doce. Tem até do tipo de caixinha.
Eu nunca provei, mas parece delicioso. Eu adoro o limão siciliano em receitas.
Bjs :)

Mydiary disse...

Entrei no seu blog a primeira vez semana passada, como ja morei nos Eua adooooooorei tuuudo aqui!!
parabeeeens pelo trabalho. O blog esta liindo e as receitas deliciosas.
beeeijao

ameixa seca disse...

Adoro o azedinho do limão. Tenho várias receitas de barras de limão para experimentar :)

Salsa Verde disse...

Que tentação e que aspecto magnífico!!
Beijinhos,
Lia.

Beta Tiossi disse...

Essa receita tem me perseguido, deve ser boa demais! Ficaram lindos! bjs

Carol Jardim disse...

Amei o blog! foi direto para o RSS para eu pegar algumas receitinhas! Quando eu testar alguma coisa e colocar no blog eu te aviso! Passa lá! www.caroljardim.com/gengibre

bjs

Carol

Anna disse...

Delicioso, logo que puder vou testar.
Fiz mais muffins e falei da sua lojinha lá no meu blog.
beijos

Luciana Betenson disse...

Ci, amei estes lemon bars!! :-) Fiquei muito a fim de fazer, quem sabe semana que vem depois de voltar das ferias. Um beijo!

Taís Marçal Diniz disse...

Amei essa receita, já estou salvando e vou fazer.
Beijos!

http://myblogsaborear.blogspot.com/

Karen disse...

Cinara, poderia sanar minha dúvida a respeito de uma receita há tempo publicada? É sobre o Chocolate Crinkle Cookies... 1/4 de manteiga = 50g, já que pra mim 1 xícara equivale a 200g?
Eu levei os ingredientes (manteiga + chocolate + açúcar) para derreter na panela, mas depois pede pra adicionar o ovo (o qual cozinhou em contato com a mistura quente)... e a mistura ao esfriar endurece feito pedra. Poderia me ajudar? Tenho muita vontade de experiementar esses belos cookies!
Parabéns pelo blog!

Beijos!

tatiane disse...

Eu amo essas barrinhas de limão, já fiz uma vez com creme de leite no recheio, deste jeito não conhecia. Fiquei com muita vontade de experimentar!
beijos

angela disse...

são divinas, bjs

Paula Labaki disse...

Cinara....
eu simplesmente amei essa receita, preciso fazer porque amo limão...estou com agua na boca escrevendo aqui...rs
Beijos

Mayra disse...

CINARA! MULHER QUE DOCE É ESSE?!
Fiz hj, e acabei de experimentar. Pra falar a verdade, não botei muita fé nele, mas na hora que provei...perfeito! O azedinho é bem suave, o sabor indescritíviel.
Meu marido não quer parar de comer, kkkk.
Acho que realmente com o limão Taithi ficaria muito azedo, mas talvez com limão galego ficasse bom tbm.
Adorei a receita, pena que é uma vilã da boa forma, pq não dá pra comer uma só.
Valeu!
Ah, ia esquecendo, fiz o meu extrato de baunilha. Amei. Já está curtindo desde dezembro e fica cada dia melhor.

ELIANE TAVEIRA disse...

Delícia de barrinhas... amo limão assim docinho!

Bjokas

Eliane

Renata disse...

Oi Cinara! Que emoção vc me citar no seu blog..rs! Não te disse que a receita era divina? Bjs!
Renata

Vera Teixeira disse...

Cinara,
Minha boca encheu de água, pena que não tenho limão siciliano senão faria agora mesmo.
Bjs

Vanessa disse...

Oi Cinara!

Testei hj mesmo esta receita e mais da metade já sumiu! Hehe...
Fiz com o limão taithi. Só reduzi a quantidade de raspa e do suco. Também achei que depois de um tempo (diga-se mais de 10 horas)ele ficou melhor.

Ah! Antes passei na sua lojinha e pensei se não seria interessante ter alguns "itens especiais" como favas de baunilha. Onde moro é difícil de encontrar...

Bjos!!

Cris disse...

Bom, vou ter que fazer, né?
Aliás, fiz as "bolinhas" Melting Moments e só posso dizer que foi sucesso absoluto! O Ale acabou com tudo em menos de meia hora!!!

Bjs e saudades,

Cris

Dani Bros disse...

Adoro receitas com limão e essa parece tão cremosa, uma delícia!
Bjks
Donna Dani

Cinara disse...

OLÁ, PESSOAL! FICO FELIZ QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DAS BARRINHAS DE LIMÃO! BEIJOS E OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS A QUEM ESTÁ SEMPRE POR AQUI PRESTIGIANDO O CINARA'S PLACE, E TAMBÉM PARA QUEM VISITA PELA PRIMEIRA VEZ!

Richie, eu também senti sua falta! Por onde você andou??

Karen, a medida da manteiga é essa mesmo: ¼ de xícara equivale a 50g de manteiga. Para os ovos não cozinharem ao ser misturados ao creme quente, você precisa bater rapidamente com um fouet (batedor de claras), para que eles incorporem rapidamente sem cozinhar. Só não entendi porque a sua massa endureceu: a minha fica tão mole que mal dá para enrolar no açúcar! Se preferir, teste outras receitas para comparar. Se não encontrar, me mande um email usando o botão na barra lateral do blog, OK? ;o)

Mayra, adorei saber que você fez o extrato de baunilha e as barrinhas de limão e que aprovou ambos! Realmente, as barrinhas não são nem um pouco light... Por isso não pretendo fazer de novo tão cedo, a menos que seja para dar de presente! :o)

Renata, obrigada mais uma vez pela receita, amiga! Fez muito sucesso mesmo!

Vanessa, que bom saber que você fez com limão Tahiti e deu certo!! Preciso experimentar também, pois nem sempre tenho limão siciliano em casa. Quanto às favas de baunilha, futuramente eu pretendo disponibilizá-las na lojinha. Mas agora você encontra favas boas e baratas à venda no Mercado Livre. Conheço bastante gente que já comprou e confirmou a qualidade!

Cris, também estou com saudades, amiga!!! Mas fiquei feliz em saber que você fez os Melting Moments... Ainda bem que o Ale não tem problema de peso, né? Pode comer à vontade! :oD

Um grande beijo a todos!

Tavola Calda disse...

Adoro doces com limão, este está absolutamente fantástico!!!
Beijos, cris.

Lecticia disse...

Poxa, depois de ler os comentários, acho que eu fiz alguma coisa errada, porque ninguém gostou das barrinhas em casa. A massa ficou estranha e pegajosa na hora de trabalhar com ela... Onde foi que eu errei? haha

Cinara disse...

Obrigada, Cris!

Lecticia, eu não sei o que pode ter acontecido com a sua massa... Esta massa fica com a textura de uma massa de modelar, muito fácil de trabalhar. Você não derreteu a manteiga, certo? Ela deve estar em temperatura ambiente, mas não derretida.

Beijos e bom final de semana, meninas!

Anônimo disse...

Fiz as lemon bars ontem, receita simplesmente perfeita!! I can't wait to make those for my mommy !!

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado! and I hope your mommy likes it too! ;o)

Denis Pieroni disse...

Q delicia !!! ficou perfeito e eu me senti um verdadeiro Chef, muuuuuiiitttttoooo bom.

Cinara disse...

Que bom saber disso, Denis! Obrigada por voltar para me contar do seu sucesso! ;o)

Lorraine Daher disse...

Lorraine: Olá Cinara, há um tempo eu já acompanho seu blog e não poderia deixar de registrar que sou fã dele.
Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz essa receita de barras de Limão e minha massa de biscoito ficou igual ao da Letícia, ficou como uma pasta consistente e não uma passa firme de modelar como vc citou que deveria ser. Você comentou da possibilidade da manteiga estar derretida e eu pensei: a minha não estava derretida, mas estava bem mole pois no TO e a temperatura ambiente aqui é sempre acima de 30 graus. Você acha que pode ter sido isso?
Grande abraço.

disse...

uauuuu que creme de limão delicioso e apetitoso!!
comia essas barrinhas de limão todinhas!
maravilha.

Anônimo disse...

vc realmente acha q alguém q fala inglês vai ler seu blog?!?! lá eles possuem muito mais receitas, ingredientes, utensílios...então pq eles se dariam ao trabalho de ver uma receita(original em inglês)em português????
E o nosso fermento, creme de leite e açúcar é diferente, ou seja os resultados ñ são os mesmos...¬¬'

Cinara disse...

Lorraine, o problema pode ter sido esse, sim! Tanto a altitude quanto o calor interferem bastante no resultado das receitas, infelizmente... Caso decida tentar novamente, use a manteiga quase gelada. E obrigada por acompanhar o Cinara's Place! :o) Beijos!

Muito obrigada, !
Beijos!

Anônimo, as receitas do meu blog são voltadas principalmente para pessoas que falam português, e um dos meus objetivos é adaptá-las para os ingredientes que temos disponíveis aqui. Caso você tenha tentado fazer alguma receita e não tenha ficado boa, por favor, me deixe um comentário na receita em questão. Será um prazer ajudá-lo(a)!

Lorraine Daher disse...

Olá Cinara, não pude deixar de passar aqui mais uma vez pra dizer que repeti a receita e a consistência da massa do biscoito não interferiu no resultado, pois as Lemon Bars ficaram fantásticas, a família não deixou vestígios. Há alguns dias resolvi escrever um livro de receitas via WEB estimulada por 2 coias: pelas minhas raizes na cozinha; pelo seu blog que despretenciosamente teve tanto sucesso assumindo tamanha relevância em nosso meio; e porque eu também tinha que achar uma solução para não ter que ficar escrevendo repetidas vezes as receitas à mão para meus familiares e amigos com pedidos incansáveis "Como você faz isso!?". Fotografo há algum tempo as comidas que preparo com a intenção de no futuro montar um livro como recordação de família (coisa de vó, sou muito caseira). Isso está sendo adiantado pelo Cozinha em Laudas. Se tiver tempo dê um pulo lá, eu reproduzi as Barrinhas de Limão tão desejadas aqui em casa. Grande abraço e continue com esse sucesso! www.cozinhaemlaudas.blogspot.com

Cinara disse...

Que bacana você ter criado o seu próprio blog de culinária, Lorraine! E fico feliz porque o Cinara's Place fez parte da sua inspiração... Vou conferir o Cozinha em Laudas com certeza! ;o)
Beijos e boa semana!

jjj disse...


Nossa quantas receitas maravilhosa aqui neste blog totalmente grátis Amei obrigada por nos compartilha essas maravilha bjo? 

vanda disse...

adoro

Cinara disse...

Obrigada, Luiza e Vanda! Estou tentando voltar a postar com mais frequencia! Bjs!