quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Arquivando Receitas

Definitivamente, um dia eu vou precisar de um caderno de receitas digital como este aqui em cima. Eu sempre gostei de novidades eletrônicas, e este Demy (ou algo similar) já está em vias de se tornar algo muito útil (e futuramente indispensável), pelo menos para mim. Ele arquiva até 2.500 receitas, possui três timers (hoje eu uso dois), faz conversões de pesos, medidas e temperaturas, possui um dicionário de substituição de ingredientes e várias outras funções bacanas. A tela é sensível ao toque, e o aparelho é de plástico durável e resistente a derramamentos, o que é crucial para os cozinheiros mais "estabanados".

Atualmente, eu arquivo minhas receitas da seguinte forma: primeiro, ao encontrar algo interessante na internet, eu salvo no Delicious, um site super prático para salvar, catalogar e organizar páginas da internet. Para vocês terem uma idéia, hoje eu tenho mais de 550 receitas salvas no Delicious, das quais eu devo ter testado cerca de 10%. Quando decido fazer alguma receita, eu acesso o site ou blog através do Delicious e copio a receita à mão. Assim eu economizo tinta de impressora e papel, e o meio-ambiente agradece! Desde o ano passado estou usando este caderno de receitas super fofo que ganhei da querida Luna:

Depois de fazer a receita, eu faço anotações no caderno, como rendimento, tempo de forno, modificações, etc. A receita vem para o blog e depois é arquivada em cartões contendo todos os detalhes, alterações e sugestões, além da data de publicação no blog. Somente receitas aprovadas vão para a caixinha, que é uma das formas mais comuns de arquivarem receitas nos Estados Unidos. A minha é esta aqui, decorada exclusivamente para mim pela minha amiga Cris:

Por enquanto, a caixinha e os cartões estão dando conta do recado, mas à medida que a quantidade de receitas aumenta, será preciso um modo mais fácil de localizá-las... É claro que eu também deixo as minhas receitas arquivadas no computador e em CDs, o que vai facilitar muito quando eu decidir aderir ao caderno de receitas digital! E vocês, como arquivam suas receitas?

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Peanut Butter Pancakes

Como a maioria de vocês, eu tenho uma lista IMENSA de receitas para testar. Mas mesmo querendo fazer sempre algo diferente, muitas vezes eu não consigo evitar e acabo usando os mesmos ingredientes... É o caso da pasta de amendoim, que eu adoro. Como também adoro panquecas no café da manhã, não resisti a esta receita de panquecas de pasta de amendoim! O título da receita original diz que elas são "leves como uma pluma", mas eu não concordo. Elas são deliciosas, mas têm praticamente a textura de um bolo, como vocês podem ver na foto da panqueca fatiada. Isso não deixa de ser uma coisa boa, já que uma ou duas panquecas deixam qualquer um satisfeito!


Panquecas de Pasta de Amendoim


1 xícara de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

1 ovo grande

1/3 xícara de pasta de amendoim

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de óleo (eu uso canola)



Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento. À parte, bata o ovo com a pasta de amendoim até misturar bem. Adicione o leite e o óleo. Despeje tudo de uma vez sobre os ingredientes secos, batendo até formar uma massa homogênea (que vai ficar um pouco grossa). Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro em fogo médio-alto. Unte com um pouco de manteiga ou com spray de untar. Derrame uma concha média de massa na frigideira e espere as bolhas subirem à superfície. Vire a panqueca e doure do outro lado. Sirva com maple syrup, Nutella, frutas ou como desejar. Rende cerca de 10 panquecas.

sábado, fevereiro 06, 2010

Super Easy Blueberry Muffins

Com certeza alguns leitores estão se perguntando porque eu insisto em publicar receitas com blueberries (mirtilos) se na maioria das cidades brasileiras não se encontra a fruta para comprar. E eu explico: tenho reparado que cada vez mais pessoas têm acessado o Cinara's Place atrás de receitas com bluberries, portanto, posso concluir que não é mais tão difícil encontrar as frutinhas azuis por aí... Uma prova disso é que há mais de um mês tenho visto blueberries frescas no varejão onde faço compras! E o preço melhorou bastante: eu paguei R$ 2,99 por uma caixinha com 100g. Como as frutas estavam bem docinhas, decidi fazer uma nova versão dos clássicos muffins de blueberry, que é ainda mais fácil que a receita que eu sempre fiz. Além disso, a massa é tão fofinha que pode servir de base para vários outros tipos de muffins: eu fiz com gotas de chocolate também e ficaram maravilhosos!


Muffins de Blueberry Super Fáceis

1 1/2 xícaras de farinha de trigo

3/4 xícara de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

2 colher (chá) de fermento em pó

1/3 xícara de óleo (eu uso canola)

1 ovo

1/3 xícara de leite

1 xícara de blueberries frescas ou congeladas

Pré-aqueça o forno a 200° C. Unte forminhas para muffins ou forre-as com forminhas de papel. Mistura a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Coloque o óleo (1/3 de xícara) em uma xícara medidora, adicione o ovo e leite suficiente para completar 1 xícara. Misture tudo à mistura de farinha, usando uma colher para incorporar, sem misturar demais. Adicione as bluberries e misture delicadamente. Encha as forminhas até em cima e asse de 20 a 25 minutos, ou até dourar. Rende 12 muffins.

A receita original sugere esta cobertura crocante: misture 1/2 xícara de açúcar, 1/3 xícara de farinha de trigo, 1/4 de xícara de manteiga (50g) e 1 1/2 colheres (chá) de canela em pó. Misture com um garfo e polvilhe sobre a massa dos muffins, antes de assar. (Eu não usei a cobertura para economizar um pouco nas calorias...)